sexta-feira, 30 de março de 2012

Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo terá ação no domingo

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Fundação de Assistência Social, em parceria com a Associação Helen Keller, realiza no dia 1º de abril evento alusivo ao Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo.
A atividade tem início às 16h no Parque Getúlio Vargas e contará com concerto da Orquestra La Salle Caxias e dos coros Vocal Aldo Locatelli, Unimed – Caxias do Sul, Expressões RGE e Coro Bento-Gonçalvense reunindo em média 200 músicos.
Sob a regência do maestro Ion Bressan, a Orquestra La Salle é composta por alunos do Projeto de Música La Salle Caxias, que beneficia aproximadamente 350 estudantes de escolas públicas e particulares, e adultos de diversos segmentos da comunidade caxiense e região.
O Dia da Conscientização sobre o Autismo é celebrado mundialmente em 02 de abril, no entanto em Caxias do Sul e nas demais cidades brasileiras as atividades acerca da data serão realizadas no dia 01, na tentativa de envolver um número maior de pessoas.
O autismo é considerado uma desordem neurobiológica complexa, que compromete o desenvolvimento psiconeurológico e afeta diretamente as interações sociais. Manifesta-se geralmente nos primeiros três anos de vida e caracteriza-se pelos padrões de comunicação estereotipado e repetitivo, ou pela ausência da comunicação verbal, assim como pelo estreitamento nos interesses e atividades.
Neste sentido o evento busca orientar os pais e comunidade em geral no sentido da prevenção, visto que o diagnóstico precoce aumenta consideravelmente a chance de reabilitação da criança. Dados da Organização das Nações Unidas apontam que o autismo atinge aproximadamente 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

Um comentário:

  1. Parabéns à Prefeitura de Caxias do Sul e a vocês do blog por divulgarem evento de tal importância para esclarecimento, conscientização e diagnóstico precoce. O atendimento adequado e reabilitação são direitos conquistados.
    Beijo

    ResponderExcluir